quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

quotidiano



                        Gênios e suas contribuições pro mundo
.Multitalentoso
Nithin Tumma (1995-) aos 17 anos foi o principal premiado da feira de ciências e engenharia da Intel em 2012, quando propôs uma técnica auxiliar ao tratamento de câncer de mama, suprimindo certas proteínas para diminuir a malignidade dos tumores.
.Caça-Câncer
Jack Andraka (1997-) com apenas 15 anos ele criou um detector de câncer pancreático que é 90% mais preciso, 168 vezes mais rápido, 400 vezes mais sensível e 26 mil vezes mais barato que os métodos atuais. Por isso, recebeu o premio Gordon E. Moore, o mais importante da feira de ciências e engenharia da Intel.
.Levanta-te e anda
Miguel Nicolelis (1961-)
Em novembro esse Neurocientista brasileiro conseguiu fazer dois macacos controlarem os movimentos dos braços de um corpo virtual usando só a atividade elétrica do cérebro. Nicolelis quer usar essa tecnologia para que um brasileiro tetraplégico consiga inaugurar, com um ponta pé, a copa do mundo deste ano.
.Não na escola
Craig Venter (1946-)
Na escola, foi considerado um aluno abaixo da média. Quase se suicidou após lutar na guerra do Vietnã, mas desistiu e, inspirado pelo período como médico do exercito, voltou-se à pesquisa biomédica. Tornou-se pioneiro no seqüenciamento do genoma humano e criador da primeira célula com material genético artificial.
.Pensando pequeno
Michael Strano (1980-) foi na pós-graduação que strano descobriu a nanotecnologia aos 22 anos. Estudou até virar uma das sumidades na área.
Hoje, pesquisa o uso dessas minúsculas partículas para a produção de energia e identificação de cânceres ou substancias tóxicas.
.Filhodepeixe.com
Tim Berners-Lee (1955-)
Seus pais trabalharam no primeiro computador vendido comercialmente, segundo Lee seu lar era um ambiente onde números eram considerados uma coisa divertida. Ele se tornou físico, cientista da computação e criador de uma das maiores invenções do século: a internet.
.’’ Estou com sorte’’
Sergey Brin (1973-) e Larry Page (1973-)
Brin nasceu em Moscou e se mudou para os EUA aos seis anos. Além de estudar na escola, seu pai professor de matemática na universidade de Maryland, lhe dava aulas em casa. Já Page era filho de um cientista da computação na universidade de Michigan, e começou a se interessar por computadores aos seis anos. A dupla se conheceu na universidade de Stanford, onde suas pesquisas deram origem ao Google.
. Oscar Niemeyer (1907-2012)
Filho de funcionário público, o ‘’criador’’ de Brasília teve uma infância e juventude com poucas preocupações, tanto que só se formou no ensino médio aos 21 anos. Estudou na escola nacional de belas artes e se tornou um dos maiores, mais longevos e mais produtivos arquitetos do século XX.
. Albert Einstein (1879-1955)
O criador da teoria da relatividade nasceu em uma família abastada. Seu pai, engenheiro e dono de empresa de equipamentos eletrônicos, sempre atiçou sua curiosidade. Einstein estudou nas melhores escolas e teve uma carreira brilhante, culminada com o Nobel de física em 1921.
. Stephen Hawking (1942-)
Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa rara que paralisa os músculos, mas não afeta a mente. Isso não o impediu de se tornar um dos maiores experts em física teórica, com livros que esclarecem conceitos difíceis para o grande público.
. Leonardo da Vinci (1451-1519)
Figura ilustre do renascimento teve atuações brilhantes em múltiplas áreas, como a matemática, arte, engenharia e biologia. O que poucos sabem é que ele nasceu em uma família pobre, filho de um nobre com uma camponesa. Sua sorte virou quando começou a estudar no ateliê do artista Andrea Del Verrocchio.
E a mais ilustre
. Marie Curie (1967-1934)
Sua família perdeu quase toda a fortuna por participar de levantes que buscavam a independência do país. Mesmo cheia de dificuldades na vida e na escola, entrou para a história ao descobrir a radioatividade e os elementos rádio e polônio. Ganhou dois prêmios Nobel: um de física, em 1903, e um de Química em, em 1911.

Nenhum comentário:

Postar um comentário