segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Nelson Mandela

                                  
Ícone de liberdade, expressão e cumprimento de direitos iguais

Nelson Mandela é o mais importante líder da áfrica negra ganhador do prêmio Nobel da paz dedicou quase 70 anos de sua vida a luta dos direitos iguais entre os brancos e negros e foi muito importante nas lideranças de grupos que pediam o fim do apartheid, movimento de segregação racial implantado na áfrica por seus colonizadores, holandeses, franceses e alemães.
 Sua morte relembra as lutas e o sofrimento que o povo africano passou para ser livre. Formado em direito foi prisioneiro do regime de segregação racial onde passou 28 anos e quando foi solto foi eleito o primeiro presidente negro da áfrica do sul livre, sempre buscando a valorização da luta pela liberdade, justiça e democracia.
Deixou sua aldeia do interior aos 23 anos como advogado rebelde para a capital Johanesburgo pra se dedicar a vida política como líder de movimentos não violentos de jovens onde no meio de umas confusões acabou sendo preso por traição.
Mandela se sacrificou pelo fim do poder de uma maioria de vinte por cento que eram os brancos na áfrica, cerca de 3.000.000 de pessoas sob mais de sessenta e oito por cento de negros mais de 11.000.000 de habitantes que eram subjugados pelo apartheid.
No século XIX, a cidade do cabo e kwazulu-natal se tornaram reserva nativa depois das guerras entre os ingleses e povos naturais, Mandela fazia parte do povo thembu, e do clã dos madiba.
Mandela nasceu na província sul africano do cabo leste numa vila chamado mvezo viveu em outras vilas até se mudar para Alice (porto Elisabeth) para fazer faculdade.
Em julho de 1963, já detido foi preso com muitas acusações em suas costas, e ainda tomou parte de novo julgamento com acusações mais graves foi enviado para a ilha robben e ocupou a cela número com quase 2,5 metros quadrados lá passou por treinamentos com os guardas fora transferido 3 vezes para prisões de segurança máxima, aprendeu o africâner e recebeu seu doutorado em direito, depois de muitas negociações com o ministro da justiça e o presidente ele foi solto em 11 de fevereiro de 1990 aclamado pela multidão quando no gesto de luta ergueu seu punho fechado.
Sua eleição foi um marco na historia do país e seu governo serviu pra reconciliar oprimidos e opressores separou-se da mulher em 1996, mas desde 1993 cortejava graça machel, também em 1993 ele recebeu o prêmio Nobel da paz.

Já com a saúde fragilizada foi internado várias vezes com problemas pulmonares sua última aparição pública foi no final da copa do mundo da áfrica em 2010, quando não resistiu mais e faleceu no dia 5 de dezembro de 2013, toda a áfrica e o mundo entrou em luto pela perda de um grande herói da humanidade, sendo homenageado por todo o mundo de diversas maneiras sempre ressaltando a importância que ele teve para uma vida mais justa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário