sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

roller derby

ESPORTE DIVERTIDO E QUE ACREDITA NA FORÇA E BELEZA DE TODA GAROTA: ROLLER DERBY
Criada pelo promotor de esportes Leo A. Seltzer em 1935 era um tipo de corrida com patins, tudo mudou quando o escritor Damon Runyon disse que tombos e colisões era a melhor parte das competições e foi quando Seltzer transformou o esporte no que é hoje: uma equipe tentando vencer a outra furando sua defesa e com muitos trancos e se tornou um esporte exclusivamente feminino.
Muito mais popular nos estados unidos onde começou e tem uma ligação forte com o movimento feminista nos anos 90 até as The Runaways foram inspiradas nesse movimento como o roller derby que tem traços da estética PUNK.
Todos os tipos físicos podem participar sempre buscando uma adequação do esporte ao corpo da participante a melhor posição dela jogar. No roller derby a dois tipos de ‘’jogadoras’’ as jammers que são as que marcam pontos geralmente as garotas que jogam nessa posição são mais magras que por ventura são mais velozes e leves, e as blockers são as que bloqueiam as atacantes então elas tem que ter mais massa corporal serem mais fortes e mais estratégias de defesa, é um esporte de contato então tem muita corrida, quedas, esbarroes.
Por não ser uma atividade ainda muito conhecida no Brasil é um pouco caro praticá-lo aqui, o equipamento completo inclui patins, proteções e capacete giram em torno de R$ 700, alem do dinheiro gasto na colaboração com as ligas de treinamento que participam de competições com seus gastos básicos e na estrutura o que pode variar entre as ligas, e se participar de campeonatos as jogadoras é que bancam suas viagens e os gastos que terão lá.
O Brasil tem ao todo 20 ligas espalhadas por vários lugares, as estruturas ainda não são as perfeitas para o esporte que precisa de um ginásio com um piso bem liso feito de madeira ou cimento queimado, pela falta de estrutura alguns times acabam treinando em quadras municipais não próprias para a prática ou emprestadas por outros times ou clubes.
                               REGRAS DO JOGO
Funciona como uma corrida em uma pista de 33x23m, com as jogadoras patinando no mesmo sentido. O objetivo das jammers é marcar pontos ao passar as blockers do time adversário. A função das blockers é utilizar o corpo para impedir essa passagem e abrir caminho para a sua equipe. Para cada blocker adversária que a jammer passar, ela marca um ponto. Ao final dos dois tempos de 30 minutos, a equipe que fizer mais pontos é a vencedora.
Foto-0001.jpg

                        DERBY NAME E DRESS CODE
Toda jogadora ganha um nome de guerra, mas depois de passar pelo batismo, dar 27 voltas na pista em cinco minutos, ter todos os equipamentos e ter as regras na ponta da língua. Só daí você pode escolher sua equipe nomes originais e criativos.
Não existe um uniforme padrão no roller derby as roupas e acessórios refletem o estilo da jogadora o que se destacam são as meias e o capacete sempre decorados ao estilo da jogadora que deposita seu gosto e personalidade para caracterizar sua roupa: alguns são cheios de fofuras, como saias rodadas tutu de bailarina ou algo mais rocker tachas, Spike e as meias arrastão rasgadas tudo para mostrar que é para as adversárias.

A filosofia do roller derby é o cultivo do amor próprio e se aceitar do jeito que você é geralmente as praticantes são pessoas desajustadas que não se adaptam ao lugar que ocupam e querem achar sua turma, e aprender que na verdade ninguém é diferente ou estranho tudo é só uma questão de descobrir sua galera seu meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário