domingo, 15 de dezembro de 2013

Resenha O cortiço



Aluisio de azevedo aborda em o cortiço suas características naturalista, expondo a idéia de que o meio pode influenciar o comportamento das pessoas ou personagens, e além disso, aborda também, a influencia do momento histórico no comportamento das pessoas ou personagens e a forma como os mesmos se comportam nas diversas situações.

O livro narra a vida de 9 personagens num cortiço, no qual se observa má distribuição de terra e a desigualdade econômica e social.

João Romão é o dono do cortiço, para enriquecer explora os empregados, o mesmo tem uma amante, Berloteza, que o ajuda no trabalho. Surge um comerciante, Miranda, que disputa um pedaço de terra com João Romão, que deseja comprar para aumentar seu quintal. João Romão sente inveja de Miranda por ter condição econômica mais elevada que a dele, porém  quando Miranda se elege a barão, João Romão deixa de ostentar apenas riquezas, e passa a ostentar uma melhor condição social, participar da vida burguesa. Existem moradores do cortiço mais simples que se deixam influenciar pelo meio onde vive, Rita baiana, Capoeira firmo, Jerônimo e piedade. Um fato sobre a má influencia do meio é a mudança na vida do trabalhador Jerônimo, homem exemplar, que muda ao cair nas graças de Rita baiana. João Romão faz varias mudanças no cortiço, que passa a ser a Vila João Romão.

O dono do cortiço pede a filha de Miranda em casamento, porém sua amante tenta impedi-lo, usufruindo os bens acumulados ao seu lado. O dono do cortiço a denuncia aos seus donos como escrava fugitiva, Bertoleza comete suicídio, deixando o caminho livre para Romão se casar

Nenhum comentário:

Postar um comentário